Dia de Combate à Intolerância Religiosa
21/01/2013
Dia de Combate à Intolerância Religiosa

Católicos, evangélicos, umbandistas, candomblecistas, protestantes, judeus…  A pluralidade de manifestações religiosas no nosso país tem raízes históricas. Somos um povo heterogêneo, marcado por diversidade e riqueza cultural no que diz respeito às mais diferentes formas de propagar e viver a fé.

Viver uma crença significa se firmar a ensinamentos que fazem de nós pessoas melhores com base em princípios e valores de bem, de compreensão e de respeito. Mas infelizmente, essa diferença vem fomentando uma série de violências físicas e verbais ao outro. São milhares de mortes justificadas pela intolerância religiosa no mundo, um marco de que há algo errado.

E é claro que há algo errado! Como em nome das religiões são provocadas tantas guerras e conflitos se todas, intimamente, buscam o mesmo fim? Como as diferenças de credo e devoção são motivo plausível para excluir, ridicularizar e maldizer? Como pode um instrumento de paz servir de embasamento para o desrespeito?

Na busca da recuperação desse respeito entre os cidadãos, seus hábitos e sua fé, celebra-se no dia 21 de janeiro o dia nacional de combate à intolerância religiosa. Convido a todos (independentemente de suas crenças) para que se unam a esse movimento da forma que julgarem mais conveniente: seja numa mudança de atitude, num pedido de desculpas a um amigo por alguma desavença de fundamento religioso, participando de alguma manifestação pública ou mesmo em seu íntimo. Afinal, não há religião no mundo que nos torne menos humanos. Somos todos iguais.

2 comentários

  1. Marilena Maria da Conceição disse:

    Caro amigo.

    Graças a Deus e aos Orixás, temos uma voz para falar mais alto aos que são intolerantes.
    Um forte abraço!
    Marilena

  2. RUBEM DE OLIVEIRA CASTORINO disse:

    DEUS.
    ESTE SER SUPREMO E DE UM CORAÇÃO ENORME, QUE MANTEM A PAZ EM NOSSO CORAÇÃO, NOS PROTEJA NO DIA DE HOJE,AMANHA E SEMPRE, PARA QUE NOSSOS SENTIMENTOS SEJAM SEMPRE MAIORES, EM NOME DA PAZ. QUE A PAZ ESTEJA COM TODOS SEMPRE. QUE OXALA (DEUS). PROTEJA-NOS

Deixe seu comentários

Receba Atualização
  • * = campo obrigatório

    powered by MailChimp!