Incentivo à leitura – uma responsabilidade dos pais
29/10/2012
leitura

Você sabia que no dia 29 de outubro de 1810 a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil? Pois é por isso que a data é comemorada hoje como o Dia Nacional do Livro aqui no nosso país. A Biblioteca Nacional (como passou a ser chamada) é um patrimônio cultural nosso e está bem pertinho e acessível a todos nós, no centro do Rio de janeiro.

Biblioteca lembra leitura, que lembra conhecimento, que lembra cultura, que lembra uma quantidade absurda de coisas. Nos últimos anos, pesquisas sérias como as do Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) apontaram que o número de exemplares de livros comercializados no Brasil vêm aumentando gradativamente. Por sua vez, o Ibope acusou esse ano um aumento de 14,5% sobre a receita registrada em 2011. Isso significa que cada vez mais as pessoas estão comprando livros, sejam eles do assunto que for: religiosos, de autoajuda, didáticos, de ficção etc.

Mais do que um motivo para comemorar, está lançado um desafio: manter essa taxa de crescimento sempre alta. Para isso, é fundamental investir na vivência infantil da prática da leitura. O incentivo na infância cria o hábito desde cedo. E o quanto antes ele é criado, maior a possibilidade de se perpetuar por toda a vida como um prazer, e não como uma obrigação. Daí a importância da presença dos pais na construção do hábito de leitura – um dos mais vantajosos para uma pessoa em qualquer fase de sua vida.

Ler rotineiramente permite a um indivíduo benefícios permanentes, tais como facilidade de aprendizado, desenvolvimento da criatividade e senso crítico, facilidade na escrita, aumento do vocabulário e repertório de assuntos, além de muito conhecimento geral.

O preço dos livros também vêm sofrendo alterações ao longo do tempo. Para menos. Os valores estão caindo tanto pela “concorrência” digital, quanto pela demanda ascendente. Mas para quem prefere não investir parte da receita com esse segmento de compra, ainda há uma alternativa: lembra da nossa Biblioteca Nacional mencionada ali no início da postagem? Ela é a maior da América Latina e a sétima maior biblioteca nacional do mundo. Além dela, existem tantas outras disponíveis ao público, com farto material a ser desvendado por todos aqueles que estiverem interessados em participar desse prazeroso universo que é a leitura.

Seja você também um leitor!

Fundação Biblioteca Nacional
Endereço: Avenida Rio Branco, 219

Biblioteca Parque de Manguinhos
Endereço: Avenida Dom Helder Câmara, 1184 (atrás do Colégio Luiz Carlos da Vila)

Biblioteca do Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – 5º andar

Biblioteca Euclides da Cunha (Palácio Gustavo Capanema )
Endereço: Rua da Imprensa, 16 – 4º andar

Outras bibliotecas populares da cidade – clique aqui para mais informações

Nenhum comentário foi publicado até o momento

Deixe seu comentários

Receba Atualização
  • * = campo obrigatório

    powered by MailChimp!