Saúde da Mulher
20/08/2012
mulher_1

Tão importante quanto a prevenção e tratamento de doenças é o hábito adquirido para se dar importância a esse assunto. Por muitas vezes sendo considerada uma preocupação de pouca prioridade, a saúde é um tema que só vem à tona quando na ocasião do tratamento, mas não da prevenção. É claro, entretanto, que ambas as vertentes são de vital importância no que consta quanto à qualidade de vida.

No caso específico da mulher, a preocupação tende a ser maior devido à quantidade de necessidades de observação: conturbações geradas por conta da gravidez, exames preventivos, psicopatologias relacionadas a distúrbios hormonais, fora todos os cuidados a serem tomados após o parto.

Estamos falando aqui de uma necessidade dupla: prevenção, tratamento e cuidados efetivos e de qualidade, além de uma política de educação da população mais carente para a importância desses tópicos. No intuito de ajudar na resolução da primeira causa, foi inaugurado recentemente pela prefeitura o Hospital da Mulher em Bangu, seguindo a linha do que foi construído pelo estado em São João de Meriti, contando com ambulatório, pré-natal de risco, neonatologia, diagnóstico de câncer cérvico-uterino, ultrassonografia, cardiotocografia e mamografia. O hospital também tem banco de leite, farmácia, cartório para registro do recém-nascido, emergência e internação para o parto, unidades neonatal, UTIs neonatal, hospital-dia e raio-x. Trata-se de um investimento importantíssimo, porém pontual. Há a necessidade e o anseio por parte da população feminina carioca para que esse tipo de instituição seja parte de um projeto mais amplo, cobrindo outras regiões do município.

Além desse ponto, não podemos nos esquecer da instrução da cidadã, sedimentando em sua mente que sua saúde é fundamental. Nesse trabalho, atua atualmente na cidade uma ONG na Penha: o Centro de Referência da Saúde da Mulher. A iniciativa, apesar de não ser da prefeitura, é nobre e de extrema importância, devendo ser valorizada e auxiliada pelo governo para que possa se expandir e atingir um número cada vez maior de cariocas.

Nenhum comentário foi publicado até o momento

Deixe seu comentários

Receba Atualização
  • * = campo obrigatório

    powered by MailChimp!