Terceira Idade
08/08/2012
terceira_idade

Os idosos já não podem ser considerados uma minoria no Brasil, pois somam uma significativa parcela da população. Hoje, segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), existem cerca de 18 milhões de pessoas acima dos 60 anos. Em 2030, estima-se que este número passe a 31 milhões. Porém, apesar de muitos, eles são pouco respeitados.

A terceira idade sofre com o abandono em asilos e hospitais por parentes e amigos, tem sua aposentadoria apropriada por terceiros e sofre com a impaciência e o desrespeito de motoristas de ônibus, bancários, dentre outros.

Campanhas que assegurem os direitos destas pessoas são fundamentais para preservar a qualidade de vida de quem já contribui há anos para este país.

Conforme listado abaixo, há muito a ser feito na esfera municipal para proporcionar mais dignidade e uma melhor qualidade de vida aos idosos.

1 – Assegurar a gratuidade aos maiores de 65 anos nos ônibus de uma porta e com ar-condicionado;

2 – Ampliar para 90 o número de Academias da Terceira Idade. (atualmente são 61);

3 – Retomar o programa Remédio em Casa;

4 – Ampliar em 70% a cobertura do Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso;

5 – Dobrar o número de Casas de Conveniência e Lazer para Idosos (atualmente são 6);

6 – Criar uma linha direta, gratuita, para que os idosos registrem reclamações sobre os seus direitos como por exemplo: ocupação indevida de assentos nos ônibus, desrespeito nas filas preferenciais etc.;

7 – Destacar um núcleo especializado no Procon para o atendimento exclusivo aos idosos;

8 – Disponibilizar transporte aos idosos, com dificuldades de locomoção, em dias de consulta médica na rede pública de saúde;

9 - Garantir para os que tem acima de 65 anos a reserva de 5% das vagas nos estacionamentos em logradouros públicos do sistema Rio Rotativo com implantação do Cartão de Gratuidade de Estacionamento para Idoso;

10 – Intensificar a fiscalização da ocupação indevida dos assentos reservados nos ônibus e na utilização das filas preferenciais.

Nenhum comentário foi publicado até o momento

Deixe seu comentários

Receba Atualização
  • * = campo obrigatório

    powered by MailChimp!